Que tipos de insónia existem?
- Joana Maria Matos
- 11 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 21 de set. de 2024
A insónia é mais frequentemente classificada em função da sua duração:
Insónia transitória - Menos de um mês
Insónia de curta duração - Entre um e seis meses
Insónia crónica - Mais de seis meses
No entanto, a insónia também pode ser classificada como:
Insónia primária - Insónia que está presente sem outra doença coexistente. A maioria dos estudos sobre o tratamento da insónia foi realizada com pessoas que sofrem de insónia primária.
Insónia co-mórbida - Quando a insónia existe em conjunto com outra doença médica ou psiquiátrica. A insónia co-mórbida não tem de ser causada pela perturbação coexistente nem de se alterar com ela. A maioria dos casos de insónia pertence a esta categoria. Por vezes, a insónia pode agravar a doença médica ou psiquiátrica e dificultar o seu tratamento. Por exemplo, as pessoas com depressão e insónia não respondem tão bem ao tratamento da depressão como as pessoas deprimidas sem insónia.
A insónia também se pode apresentar de 3 formas diferentes (como padrão habitual ou alternando entre elas num período específico e temporário):
Insónia inicial: Dificuldade em adormecer, na ausência de insónia média ou tardia (também referida como insónia do início do sono).
Insónia tardia: Tendência para acordar de manhã cedo (antes do despertador, por exemplo, ou do que a pessoa tinha programado/idealizado), na ausência de insónia inicial ou intermédia (também referida como insónia terminal ou insónia de compensação do sono).
Insónia média: Dificuldade em manter o sono na ausência de insónia inicial ou tardia (também designada de insónia de manutenção do sono).

留言