Porque é que o meu cérebro não me deixa dormir?
- Joana Maria Matos
- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Muitas vezes, apesar de tentarmos a meditação e o relaxamento, estes métodos podem não ser eficazes. Pelo contrário, podem criar um espaço mental vazio, permitindo que os pensamentos acelerados dominem a mente.
Nesse caso, importa compreender a natureza da insónia - A insónia é impulsionada pelo medo de perder o sono. O cérebro interpreta a falta de sono como uma ameaça e isso leva a um ciclo vicioso de ansiedade e privação de sono. Por isso, é necessário treinar o cérebro a não temer a falta de sono.
Ser Corajoso para Quebrar o Ciclo
Na verdade, é necessário evitar comportamentos que reforçam o medo - Não ler artigos ou informações que alimentam a ansiedade sobre insónia, não recusar convites sociais por medo de perder sono, não insistir em tentar dormir quando não consegue.
Para isso, pode ser necessário adotar comportamentos corajosos - sair da cama e fazer uma atividade agradável quando não conseguir dormir, participar de eventos sociais sem medo de perder sono, evitar medicamentos para dormir, pois reforçam o medo da insónia.
Treinar o Cérebro a Não Temer a Insónia
É importante reconhecer que a falta de sono não é uma ameaça real. A insónia é uma ameaça percebida, não um perigo físico. Muitas vezes, o cérebro confunde a falta de sono com um risco real e é por isso que os comportamentos corajosos ensinam o cérebro que a insónia não é perigosa e devemos desenvolver uma mentalidade destemida em relação ao sono:
Aceitar períodos de sono insuficiente sem entrar em pânico.
Não reagir excessivamente à privação de sono ocasional
Manter a calma e confiança de que o sono voltará ao normal
Benefícios de Superar o Medo da Insónia
Ao eliminar o medo, o sono torna-se mais fácil e natural, o ciclo vicioso de ansiedade e insónia é interrompido, o cérebro aprende a relaxar e não interpretar a falta de sono como uma ameaça e, com o tempo (por vezes é mais rápido, outras é um pouco mais demorado), passamos a dormir melhor.
Sem a preocupação constante com a insónia, temos mais energia e disposição durante o dia, maior liberdade para desfrutar de atividades sociais sem medo e, por isso, melhor qualidade de vida.

Comments