O que é a insónia?
- Joana Maria Matos
- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2024
O que é a insónia?
A insónia refere-se a um tipo de perturbação do sono. Entre todas as perturbações do sono, esta é a mais comum.
Se sofre de insónia, pode:
Ter dificuldade em adormecer, manter o sono ou ambos;
Acordar após várias horas de sono sem se sentir revigorado;
Sentir fadiga e dificuldade em funcionar durante o dia;
Um sono de qualidade desempenha um papel importante no bem-estar geral. O facto de não dormir o sono que perceciona necessitar regularmente pode ter um impacto muito grande na saúde mental e física, para não falar na qualidade de vida.
Os seus problemas de sono podem surgir e desaparecer ou podem ser contínuos.
Um problema de sono de curta duração está frequentemente associado a um stress de curta duração (causado por fatores pricipitantes) . Esta insónia de curta duração pode durar dias ou semanas. Muitas vezes melhora em menos de um mês.
Um problema de sono crónico é contínuo (causado por fatores perpetuantes). Chama-se insónia crónica. É frequentemente um sintoma de outro problema de saúde, como a depressão ou a dor crónica. A insónia crónica é menos comum do que os problemas de sono de curta duração.
A insónia é também designada por "perturbação da insónia".
Isto acontece mesmo quando se tem o tempo e o ambiente adequados para dormir bem. A insónia pode interferir com as suas actividades diárias e pode fazer com que se sinta sonolento durante o dia.
A insónia de curta duração pode ser causada por stress, ansiedade, medo ou por alterações no seu horário ou ambiente. Pode durar alguns dias ou semanas. A insónia crónica (de longa duração) ocorre 3 ou mais noites por semana, dura mais de 3 meses e não pode ser totalmente explicada por outro problema de saúde.
Para diagnosticar a insónia, o seu profissional de saúde pode fazer perguntas sobre os seus hábitos de sono, pensamentos, emoções e comportamentos mais recentes (base da terapia cognitivo-comportamental para a insónia). Além disso pode-lhe pedir para fazer o registo de um diário de sono e/ou recomendar-lhe hábitos de vida saudáveis, como um horário de sono regular, ter novas perspetivas sobre o próprio sono e, em alguns casos, medicamentos para o ajudar a gerir a insónia.

Comments