O Dilema do Sono: Ficar na Cama ou Levantar-se?
- Joana Maria Matos
- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de out. de 2024
Abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental para a Insónia (CBT-i)
De acordo com esta abordagem, é necessário haver um controlo de estímulos, como por exemplo, é recomendável sair da cama após 15-30 minutos sem dormir. Esta medida baseia-se na ideia pavloviana de associação e visa quebrar a associação entre cama e vigília.
No entanto, um dos problemas com esta abordagem, prende-se com a implicação de controlabilidade, isto é, sugere que podemos controlar associações cerebrais e isso pode levar à frustração quando o controlo falha.
Outro problema tem a ver com o automonitoramento excessivo, uma vez que encoraja a verificação constante do tempo e a mesma pode aumentar a ansiedade sobre o sono.
Com o tempo, a implementação destas técnicas podem levar a sentimentos de fracasso e a aumentar a pressão para "fazer de uma forma correta" o processo de dormir.
Abordagem da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)
Na ACT, os princípios fundamentais são o ensinamento de que tentar escapar das emoções leva à luta e por isso permite que a pessoa fique na cama, mesmo se estiver ansiosa.
Assim, há um foco nas emoções e não no ambiente e por isso, a cama em si não é importante.
Dá-se enfase em enfrentar e aceitar emoções difíceis.
Além disso, há bastante flexibilidade na abordagem porque, uma vez que não é um método rígido, adapta-se às necessidades individuais.
Implicações para o Tratamento da Insónia
Cremos que o ideal seja uma personalização do tratamento, uma vez que diferentes abordagens funcionam para diferentes pessoas. Encorajamos, por isso, uma reflexão sobre qual método parece mais natural e eficaz, sabendo, desde já, dos prós e contras, pode até fazer alguma experimentação para encontrar o método mais adequado.
Na Clínica da Insónia, existe um foco em reduzir o medo e a ansiedade associados à vigília noturna porque o mesmo promove uma relação mais saudável e menos stressante com o sono.
Método Não-Apego ao Resultado
Neste método, o conceito central é que a insónia ocorre quando acreditamos que estar acordado é perigoso e, por isso, qualquer ação que ensine o contrário é "fazer amizade com a vigília".
Neste método, há algumas similaridades com ACT, como por exemplo, o foco em aceitar emoções e estados de vigília e não prescreve ações específicas, como ficar na cama ou sair.

Commentaires