Como é que é uma insónia grave e como ultrapassar?
- Joana Maria Matos
- 10 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Toda a gente que sofre de insónia já passou por um momento bastante grave de noites "em branco" e a esse momento podemos-lhe chamar "The big one" - "Grande Sono Perdido".
O "Grande Sono Perdido" é um período inicial de insónia quase completa ou até, em alguns dias, completa - sem sono algum, que geralmente dura de um a vários dias. Pode ser desencadeado por um evento stressante, como um problema de saúde, mudança de vida, o nascimento de um filho, problemas no trabalho ou no relacionamento, etc.
Durante esse período, a pessoa sente que está "quase a enlouquecer" por não conseguir dormir.
Por que o "Grande Sono Perdido" é uma reação normal?
O sono diminui naturalmente quando enfrentamos situações stressantes e essa redução do sono é uma reação normal do corpo. O problema surge quando essa reação inicial se transforma em uma espiral de medo e preocupação.
Sobreviver ao "Grande Sono Perdido"
Se já enfrentou o "Grande Sono Perdido" uma vez, significa que sobreviveu a isso e isso mostra que nenhuma catástrofe aconteceu, apesar do medo que sentiu.
O "Grande Sono Perdido" geralmente não se repete e, a boa notícia é que, sendo um evento único, após essa primeira experiência, a insónia tende a ser menos intensa e duradoura.
O medo é o que mantém a insónia crónica
Após o "Grande Sono Perdido", provavelmente adotou medidas para tentar proteger seu sono.
Ajustou a sua rotina de sono. Eventualmente usou suplementos naturais como melatonina ou chá de camomila, ou procurou ajuda médica ou terapia para melhorar o sono. Há quem reduza o consumo de cafeína e outras substâncias estimulantes. Há também quem pratique técnicas de relaxamento como meditação ou respiração profunda antes de dormir e, a lista relacionada com melhorar a suposta "higiene do sono" poderia continuar aqui a ser descriminada.
No entanto, a única maneira de superar a insónia crónica é enfrentar o medo do "Grande Sono Perdido".
Isso significa, por mais estranho que lhe possa parecer, abandonar os comportamentos de segurança e não se preocupar tanto com o sono. Seja gentil consigo próprio e tranquilize-se falando para si próprio - mesmo que o "Grande Sono Perdido" volte, já passou por isso antes e sabe que vai superá-lo novamente.

Commentaires