top of page

Acabarei por adormecer com insónias?

Uma das melhores formas para adormecer se está ou tem estado com insónias, é questionar as suas próprias crenças sobre o sono, que muitas vezes estão profundamente enraizadas, porque há:

  • propaganda excessiva sobre a importância do sono e, principalmente da necessidade de dormir 7 a 8 horas sempre para ter saúde fisíca e mental.

  • dificuldade em desaprender condicionamentos antigos.

  • perceção da falta de controle sobre o sono.

Assim, é importante esta jornada contínua de desapego. Desapego ao resultado - isto é, ao que nós percecionamos ser negativo ou ter consequências nefastas para o nosso corpo e/ou mente se não dormirmos bem, ou o suficiente.

Além disso, apesar de ser fundamental a aceitação da falta de controle sobre o sono, por outro lado importa termos a noção que os momentos de dificuldade em aceitar, são normais e por isso autocompaixão e autocuidado e paciência são mais eficazes do que forçar a aceitação.


Ciclo de Pressão e Alívio

Por vezes, é fácil entrarmos num escalada de pressão - noites de sono bem-sucedidas aumentam a pressão por mais sucesso, essa pressão leva a uma regressão e a mais noites de insónia e o ciclo repete-se , perpetuando o problema.

O alívio pode chegar se redefinirmos o conceito de sucesso. Sabendo que o sono acontece naturalmente quando não há pressão, esta não pode ser uma conquista a ser alcançada ou perdida. Por isso, mudar a perspectiva sobre o facto de nada ser eterno e tudo estar em constante mutação (incluindo os nossos dias, noites e contextos) ajuda a interromper o ciclo.


Validar Emoções e Experiências

É muito importante também que normalize sentimentos desafiadores, pois sentir-se desencorajado após uma noite péssima é normal. Nesse caso, permita-se sentir emoções difíceis, sem julgamento e pratique autocuidado e autocompaixão nesses momentos.

Evite também pressões adicionais, pois não há necessidade de manter positividade forçada.

Neste caminho, importa aceitar a realidade da situação atual e escolher ações que proporcionem conforto, não mais obrigações para além daquelas que o seu dia já exige.


Lidando com Mudanças e Incertezas

Muitas vezes encontramo-nos a antecipar a insónia, pois a vida é feita de mudanças e essas mudanças podem desencadear preocupações sobre o sono, mas tentar prevenir problemas futuros pode piorar a situação. Procurar ter disposição para enfrentar o que vier é mais eficaz.

Assim, importa normalizar dificuldades temporárias, saber que períodos de turbulência são esperados com mudanças e que o cérebro precisa de tempo para se adaptar às novas circunstâncias. Seja gentil consigo mesmo e procure ter paciência durante a transição.




 
 
 

Comments


geral@clinicadainsonia.com     |     +351 962106414

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube

European Certificate in Psicology Number: PT-068354-202212    

Cédula de membro efectivo Ordem Psicólogos Portugueses nº 27446

Cédula de membro efectivo Ordem Médicos Portugueses nº 62746

©2024 por Joana Maria Matos.

bottom of page